domingo, 30 de janeiro de 2011

"Samba de Rainha atinge a maturidade com terceiro CD"

Grupo composto só por mulheres esbanja personalidade, talento e originalidade

Com quase dez anos na estrada, o grupo Samba de Rainha chega à maturidade com seu terceiro CD, o excelente Contrariando a Regra, lançado pelo selo SDR e distribuído pela Tratore.

O grupo tem como atrativo inicial o fato de tocar samba e ser integrado apenas por mulheres.

Estão no time Núbia Maciel (vocal), Aidée Cristina (surdo e vocais), Gadi Pavezi (pandeiro), Erica Japa (rebolo), Naná Spogis (violão e vocais), Sandra Gamon (tamborim, cuíca, agogô e cowbell) e Thaís Musachi (cavaco e vocais).

Todas são lindas e vistosas. No entanto, basta ouvi-las tocar para que a qualidade musical tome a frente das coisas.

O Samba de Rainha se dedica a vários estilos do mais brasileiro dos ritmos, com ênfase na batucada mais próxima das raízes do gênero.

O coquetel sonoro também inclui samba rock, samba funk, bossa nova, pop e o que mais pintar, sem amarras ou limitações. Elas ousam mesmo.

Se não bastasse tanta coesão, o grupo conta com a voz e o carisma da incrível Núbia Maciel.

Com voz de timbre grave, a moça pode ser considerada uma mistura de Cássia Eller e Zélia Duncan, ou ainda uma espécie de sambista com atitude roqueira.

Se os trabalhos anteriores já eram bem bacanas, esse aqui é perfeito.

Traz boas composições das próprias integrantes, como a brejeira Não me Amarra Não (Núbia), a bossa nova É Preciso Crer (Aidée e Erica), a sacudida e contagiante Que Mal que Tem? (Sandra/Núbia) e a espetacular Paracumque (Aidée), que inclui até elementos de disco music.

As obras de outros autores são escolhidas a dedo, entre as quais a puramente de raiz Contrariando a Regra (Chiquinho dos Santos), a emblemática Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua (clássico de Sérgio Sampaio) e a romântica Samba de Ninar (do mestre Djalma Pires em parceria com Jorge Silva e Belo Xis).

Bem Casual (Walmir Borges) é uma espetacular mistura de rock ardido com samba rasgado. E por aí vai um disco marcante.

Contrariando a Regra é mais uma prova de que as meninas do Samba de Rainha independem da beleza para cativar os fãs de samba e de MPB de primeiríssima linha.

(Fabian Chacur, do R7)

Páginas