Grandes nomes, como Rita Lee e Caetano Veloso, fizeram canções para a cidade!
Completando nesta terça-feira (25) 457 anos, a cidade de São Paulo sempre foi tema de músicas. Sampa, de Caetano Veloso, é provavelmente a mais popular e conhecida de todas.Lançada em 1978, cita em seus versos Rita Lee como a mais perfeita tradução da cidade. Rita, por sua vez, é autora de Lá Vou Eu, gravada originalmente por ela em 1976 e usada como tema da novela O Grito. Anos depois, Zelia Duncan a regravou com sucesso.
Aspectos diferentes da cidade foram explorados por diversos artistas. O fenômeno dos trombadinhas virou tema do grupo Joelho de Porco em 1974 em sua música São Paulo By Day. O lirismo é a marca de São Paulo (Coração do Tempo), gravada em 1986 pelo mineiro Beto Guedes, e São Paulo, rock melódico do grupo paulistano 365.
Uma mistura de irreverência e poesia marcam São, São Paulo, de Tom Zé, e São Paulo, São Paulo, do grupo Premeditando o Breque.Polêmica é a marca de Pobre Paulista, música que lançou em 1983 o grupo Ira!, de Edgard Scandurra.
Momento mais roqueiro de Guilherme Arantes, Coração Paulista saiu em 1980 e fala de uma verdadeira "paixão paranoica"
(Fabian Chacur, do R7)
Ouça a seguir "Caetano Veloso" cantando a canção que tem a cara de São Paulo: "Sampa" - "PARABÉNS SÃO PAULO PELOS SEUS 457 ANOS".