sábado, 12 de março de 2011

"Cidade da TV terá Cid Moreira dizendo ‘Boa Noite’ aos visitantes"

Em construção em São Bernardo do Campo, junto à Cidade da Criança, a Cidade da TV ainda não abrigará o tão cobiçado Museu da TV brasileira. É que a causa local se destina mais ao entretenimento e menos à pesquisa, como requer o assunto. De todo modo, enquanto o espaço físico de um museu não se materializa, a Cidade da TV não só abarcará parte do acervo que Vida Alves, presidente da Pró-TV, armazena como pode, mas também outros itens. Daniel Filho é um que já doou ao novo empreendimento duas câmeras do filme Chico Xavier, que lá serão operadas pelo público - sob devida orientação. Também haverá réplicas da 1ª câmera do País, da TV Tupi, a serviço da diversão.

Mas um dos maiores charmes do novo "parquinho" promete ser um módulo com uma reconstrução de um dos primeiros cenários do Jornal Nacional, onde um boneco animatrônico de Cid Moreira pronunciará o seu clássico Boa Noite ao público - Cid já gravou o áudio para tanto.

Localizada em frente à Vila Redenção (antiga cidade cenográfica da Excelsior), o projeto prevê a visita àquela que foi a primeira cenografia do gênero no País, feita para a interminável novela Redenção, que teve 596 capítulos (1966-68). A Cidade da TV, diga-se, é gerenciada por Elmo Frankfort, autor de livros sobre a TV Gazeta e a TV Manchete. A iniciativa engloba a Prefeitura de São Bernardo do Campo, a concessionária Transmarketing e o Aquário de São Paulo.

Distribuído em 30 salas e dois andares, o parque contará com um miniestúdio onde as crianças poderão brincar de fazer TV. E a história do veículo será contada por flashes.

(Estadão - Cristina Padiglione)

Páginas