domingo, 21 de agosto de 2011

“Já tive muitos amores brasileiros”, diz Julio Iglesias

Espanhol lança CD com faixas em português e vem ao Brasil em outubro para dez shows


Os anos passam, mas o título de galã da música latina tem o mesmo dono há pelo menos 40 anos: o espanhol Julio Iglesias.

Aos 67 anos, o cantor romântico é ícone no mundo por seu modo de cantar o amor e galantear em cada verso de seus sucessos. O mais recente CD do ídolo é um presente para os brasileiros: um CD com canções em português, Volume 1 (Som Livre).

Em conversa por telefone com a reportagem do R7, o veterano contou que o disco é uma forma de expressar seu amor pelo Brasil. Com ele os fãs esquentam os ânimos para os dez shows que o espanhol prepara para outubro por aqui em cidades como São Paulo, Florianópolis, Rio, Recife e Curitiba.

- Os fãs do Brasil podem esperar paixão, a paixão da vida! Espero que as pessoas fiquem felizes no meu show.

Com tanto tempo de carreira, Julio, que já foi goleiro do Real Madrid antes de seguir o caminho musical, não sai em turnê ou lança CD preocupado em conquistar público novo ou manter os fãs mais antigos.

- Eu simplesmente canto! Acabo de terminar um CD. São 78 canções, as quais já saíram 26 no Brasil e ainda vão sair mais e mais. São todas músicas novas que, de verdade, espero que as pessoas gostem.

Da mesma forma, ele não sabe explicar o carinho que recebe de fãs da China ao Brasil e que o fez conquistar o título de maior vendedor de discos do mundo.

- Não há nenhuma lógica entre a relação do público e do artista. A única relação que existe, é a paixão. Se o artista não se apaixona, o público também não se apaixona.

O mais recente trabalho do cantor, como o próprio título diz, é o primeiro de uma série. O repertório vai de Corazon Partio a um dueto com Stevie Wonder, passando, claro, pelas faixas em português, como as versões para Always on my Mind e Can't Help Falling in Love.

- O Volume 1 é um projeto de voltar a cantar àquelas músicas que, na minha opinião, mais cantei. Na verdade são vários projetos que estou terminando e vão sair no Brasil possivelmente em 2 ou 3 anos. Agora saiu o “Volume 1”, mas são 8 volumes, por isso esse tempo.

Hoje em dia, Julio poderia ficar em casa, cuidando dos oito filhos e assistindo aos shows do famoso Enrique, ou curtindo a mulher com quem está casado há um ano, após 20 anos de namoro. No entanto, não sabe ficar longe dos palcos.

- Não sei fazer outra coisa além de cantar. Isso me emociona, vivo para cantar. Essa é minha vida! Eu não viveria fisicamente, e psicologicamente com certeza também não, se não cantar.

Fã de Roberto Carlos e Bruno & Marrone, o espanhol se considera mais brasileiro do que latino e não só fez o disco em português, mas sempre pode treina o idioma.

- Sou muito brasileiro, eu falo como você. E isso que é forte, eu sou capaz de falar português. Eu não canto português, eu falo português.

Falar português, na opinião do veterano, é um jeito de estar conectado com os brasileiros.

- Quando um a pessoa fala uma língua, ela tem a comunicação com a país que fala... Sou casado com a brasilidade, já tive muitos amores brasileiros...

Amante incurável, Julio Iglesias se declara em suas canções, mas afirma que nem por isso precisa ser o homem mais fiel do mundo.

- A fidelidade é muito relativa na vida dos seres humanos. Há pessoas que parecem fiéis e são totalmente infiéis, assim como há pessoas que parecem infiéis e são totalmente fiéis. A infidelidade não é só uma palavra, é um argumento vital. Quem é infiel? Uma pessoa que trabalha em um lugar pequeno e vê muitas mulheres ou o que trabalha em algum lugar maior e vê menos? (risos)

Quando questionado sobre a fama de mulherengo perdurar até hoje, Julio desconversa.

- Não sei dessas coisas, de verdade... porque o mais importante na minha vida é que hoje estou cantando na Espanha; no mês que vem no México; em outubro no Brasil, o mês todo; em novembro estarei na India, China, Japão e Nova Zelândia.

(Paola Correa, do R7)

Páginas