segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Léo Canhoto e Robertinho lança DVD em comemoração aos 40 anos de carreira"

Depois de 40 anos de carreira, a dupla Léo Canhoto & Robertinho não perdeu a irreverência e a autenticidade características dos cantores, que marcaram e redefiniram os caminhos da música sertaneja, o gênero musical mais popular atualmente no Brasil. A dupla esteve em Franca no último sábado para um show no clube da Associação dos Servidores Municipais de Franca. Os sertanejos também fizeram uma apresentação ao vivo no programa Canta Brasil, da rádio Difusora, e concederam uma entrevista exclusiva e bem descontraída ao Comércio. Durante o bate papo, os artistas se sentiram bem à vontade e mostraram bom humor. Os dois não abandonaram o estilo marcante e os tradicionais cabelos compridos.

Segundo o professor universitário e autor do livro Acorde na aurora: Música sertaneja e indústria cultural, a dupla Léo Canhoto & Robertinho é responsável pela principal transformação da história da música sertaneja. Eles foram os primeiros a inserir a guitarra nas composições e a ganhar um disco de ouro. "Nós fomos a primeira dupla a comprar uma guitarra", conta Léo. Os dois também inovaram no vestuário e nos cabelos compridos, ganhando, na época, o apelido de "a jovem dupla de cabelos compridos". Antes de Léo & Robertinho, a música sertaneja era mais caipira, com temáticas exclusivas da vida do homem do campo e os instrumentos eram basicamente viola e violão. Os "cabeludos" quebraram este paradigma e inseriram de vez a música sertaneja na indústria cultural e no espetáculo midiático.

Este ano eles lançaram o primeiro DVD da carreira, "Léo Canhoto & Robertinho - 40 anos", além do disco com o mesmo nome, em comemoração ao tempo de existência da dupla. O novo trabalho conta com sucessos como "Chumbo quente", "A gaivota" e "O último julgamento". Em 40 anos, a dupla já produziu 20 vinis, 06 CDs, 01 DVD e o longa-metragem "Chumbo quente".

(Fernanda Martins e Tiago Cesar - GNC)

Páginas