quarta-feira, 10 de março de 2010

BELMONTE & AMARAÍ ETERNO SUCESSO


“Belmonte e Amaraí revolucionou a música sertaneja quebrando preconceitos até então existentes, regravando canções populares, inclusive de Roberto Carlos"

A dupla lança CD e DVD acústicos, com 20 belíssimas canções, incluindo seus maiores sucessos

AMARAÍ (Domingos Sabino da Cunha) nasceu na cidade de Rui Barbosa/BA, em 11/10/1940. Aos 16 anos, já na cidade de Rio Verde/GO, dava início à sua carreira artística, formando dupla com Amoroso. Em busca de mais oportunidade, Amaraí mudou-se para São Paulo, assim desfazendo a dupla. Na Capital Paulista, ele se apresentava sozinho cantando nas noites.

Em 1964, no conhecido “Café dos Artistas”, Amaraí conheceu BELMONTE (Paschoal Todarello), nascido na cidade de Barra Bonita/SP, em 02/11/1937, e formaram a dupla “BELMONTE e AMARAÍ”, apresentando-se em casas noturnas e bares, cantando e tocando os mais diversos estilos musicais, em diversas línguas. Em 1965, “Nenete, da dupla ‘Nenete e Dorinho”, que era Diretor Artístico da RCA Victor, hoje BMG, propôs a dupla um contrato de gravação. No ano seguinte lança o primeiro LP, cujo título era o de seu maior êxito “Saudade de Minha Terra”, vendendo mais de 1.650.000 cópias. Número este até hoje raramente igualado. Logo em 1967, grava o segundo LP, “Te Amarei Toda Vida”, onde se destacou a música “Lágrimas da Alma”, conseguindo uma vendagem acima de 1 milhão de cópias.

Seguiram-se então, ano a ano, mais 4 grandes álbuns, todos com vendagens em torno de 1 milhão de cópias: “Boa Noite Amor” (1968), contendo a versão de “Mercedita”: “Sucessos” (1969), com destaques para “Velha Canoa” e “Tropeiro”: “Gente de Minha Terra” (1970), com o sucesso “Cavalo Preto Valente”: e “Porque Fui te Conhecer” (1971), este o último LP da dupla, com os sucessos “Esquina do Adeus” e Cavalinho de Pau”. Em 09/09/1972, vítima de um trágico acidente automobilístico, Belmonte veio a falecer.

Amaraí seguiu sua carreira formando outras duplas, sendo que uma das mais famosas fez com Tibagi (da dupla Tibagi e Miltinho), além das gravações em carreira solo. Dentre todos os seus trabalhos somam-se mais de 40 álbuns lançados no mercado fonográfico.

Hoje Amaraí se apresenta para sua legião de fãs, ao lado do filho, compositor e músico e cantor Francis Junior (Belmonte), que carrega em sua bagagem profissional uma discografia somando um repertório de grandes sucessos inéditos, bem como extraordinárias regravações, somando-se cinco CDs e um DVD. De acordo “Registro Federal nº. ‘823.512.371”, Amaraí é o legítimo proprietário da Patente “BELMONTE E AMARAÍ”, nome que a dupla atualmente usa.

Nesse novo álbum, cujo título é: “BELMONTE E AMARAÍ – Acústico – A volta”, regravaram em CD e DVD, 20 grandes sucessos que marcaram a carreira da dupla, tais como: “Saudade da minha terra” considerada o Hino da música sertaneja, “Mercedita”, de Ramon Xisto Rios, versão de Belmonte, entre outras. Contaram ainda com participações especiais de: Tibagi, em “Pé de cedro”, Amoroso Amarante, em “Cavalinho de Pau”, Duo Ciriema, em “Entre lágrimas”, Dorinho, Iara e Ponteli, em “Morena cheirosa” e Osvaldo Hipólito, em “Esquina do adeus”.

Os discos gravados por Tibagi e Amaraí:



Páginas