sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Djalma Di Lima faz show na Festa de 202 anos de Santa Ifigênia em São Paulo

O centro da cidade de São Paulo está em festa, comemorando os 202 anos da Igreja de Santa Ifigênia. A festa começou dia 14 de setembro e prosseguirá até o próximo dia 22. Na programação da festa todos os dias às 17h40 tem novena, missa às 18h30 e Quermesse (com música ao vivo) às 19h30.


No dia 19, o cantor Djalma Di Lima  apresenta seu show, e entre as canções do repertório,  mostra  músicas do novo álbum que será lançado no início do mês de outubro.


Localizada perto do Vale do Anhangabaú, a atual Igreja de Santa Ifigênia está construída no lugar de uma das mais antigas capelas da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída antes de 1720. Essa primeira capela foi reformada a partir de 1794, e, conforme edito do Principe Regente Dom João VI, em 1809 surgiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Ifigênia, que deu nome ao largo e ao bairro localizado ao redor da igreja. D. João também determinou que a irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, cujos membros eram negros alforriados, se estabelecesse na nova igreja.

A igreja colonial foi demolida no início do Século XX. A construção da atual igreja começou em 1904, sendo inaugurada, ainda inacabada, em 1910. As obras terminaram por volta de 1913. O estilo arquitetônico da igreja, que nada tem a ver com o antigo edifício colonial, tem um caráter neo-românico com detalhes neo-góticos, inspirado em igrejas medievais do norte da Europa. O interior foi ricamente decorado com Pinturas, vitrais e um órgão monumental.

Entre 1930 3 1954, em razão da construção da catedral de São Paulo, a Igreja de Santa Ifigênia serviu de catedral da cidade. Em 18 de Abril de 1958, foi elevada ao grau de Basílica, pelo Papa Pio XII.

(Colaboração: cultura geral saiba mais)

Páginas