Morreu nesta sexta-feira (11), em São Paulo o Maestro, cantor e compositor Araguary (Romeu Pereira Salgado). A causa da morte foi câncer na próstata. Nos últimos 6 (seis) meses a doença havia se agravado, interrompendo inclusive os trabalhos do maestro.
Araguary produziu muitas duplas sertanejas, principalmente nos anos 80 e 90. Músico com especialização em violão, fez arranjos em diversas gravações.
Como cantor, formou as duplas "Pery e Poty", "Lafayete e Araguary", "Beneli e Araguary", e "Beneti e Araguary", entre outras. Chegou a ensaiar com "Belmonte" (da dupla Belmonte e Amaraí).
Nos anos 90, formou o belíssimo trio "Os 3 Românticos", com os amigos Maestro Gonzales e Serginho. Gravaram pela Gravadora Rouxinol um CD com 12 canções, mas o trio se desfez, voltando novamente a cantar juntos em 2005, porém a volta durou pouco tempo.
Como compositor teve suas obras gravadas por inúmeras duplas, entre as quais Delmonte e Amaraí, Leandro e Leonardo e muitos outros cantores e duplas. Um de seus grandes sucessos como cantor foi a canção "Sublime renúncia", composição de Prado Júnior e Pery, que se destacou com o próprio Araguary, na dupla cujo pseudônimo era "Pery e Poty", em 1977.
Atualmente Araguary trabalhava como músico da dupla Pedro Bento e Zé da Estrada.
O sepultamento foi às 14h00 desta sexta-feira (11), na Vila Cachoeirinha em São Paulo.